8 Jogos de Oposição para sua aula de Educação Física


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp. Tenha atividades para suas aulas com 800 atividades de Educação Física Escolar



Os Jogos de Oposição aqui abordados tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.


Durante a aplicação dos Jogos de Oposição precisamos levar em consideração alguns critérios de segurança para que não ocorram acidentes. Sendo assim devemos propor espaços delimitados que ofereçam segurança para a criança; tempos de jogo limitados e curtos (30seg, 1min, 1min30) com sinal de início e fim de jogo; durante o jogo não utilizar jóias ou qualquer objeto que possa ferir; retirar os sapatos (quando necessário); estabelecer com os alunos as regras de segurança que conduzem a atividade; fazer um aquecimento específico que recorra à ações elementares da oposição: tirar, levar, cair, rolar etc.


1 - Quero Ficar


Material necessário: Placas de Tatame, arco (bambolê), corda, giz, elástico.

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar a área.

Variação: Em pé, sentado, de joelhos, deitado.

(tirando o colega dentro do circulo)


2 - Quero Sair


Material necessário: Placas de Tatame, arco (bambolê), corda, giz, elástico.

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é sair da área demarcada, enquanto o outro procura impedi-lo.


(mantendo o colega dentro do circulo)


3 - Pé com Pé

Material necessário: Placas de tatames

Execução: Alunos sentados no chão com os pés unidos.

Objetivo: Fazer com que seu colega toque com as costas ou com as mãos no chão.


4 - Mini Sumô


Material necessário: Placas de Tatame, arco (bambolê), corda, giz, elástico.

Execução: Dentro de área determinada, posição agachada (canguru), deve-se tentar desequilibrar o adversário ou movê-lo para fora da área.


(em posição de cócoras, tentado tirar o colega de dentro do circulo)



5 - A Bola é Minha


Material necessário: Bolas

Execução: Utilizando-se de uma bola de basquete ou similar, os dois competidores assumem posição com as duas mãos segurando a bola. Ao sinal, procura-se retirar a bola do adversário e reter a posse de bola.

Objetivo: Conquista da bola.


(Conquista da bola)


6 - A Garrafa é Minha


Material necessário: Garrafas, cones pequenos, faixa de judô, lenço, corda ou similar e placas de tatames.

Execução: Alunos amarrados pelo tornozelo através de uma faixa de judô, lenço, corda ou similar.

O objetivo do jogo é tocar a garrafa antes do seu colega.

7 - Gangorra


Material necessário: Bastão e Placas de tatame

Execução: Alunos sentados nos chão com as pernas estendidas, pés unidos e segurando em um bastão com as duas mãos.

O Objetivo deste jogo é tirar o colega da posição sentada ou deixá-lo na posição em pé.


8 - Estafetas


Material necessário: Placas de Tatame

Execução: Atividade tradicional de estafetas, incluindo movimentos e ações específicos das lutas: rolamentos, deslocamentos diferenciados, entre outros.

O professor forma duas filas, os participantes deverão percorrer determinada distância, realizar um movimento específico de lutas e retornar a sua equipe. Vence a equipe que realizar antes a tarefa estabelecida pelo professor.


Tenha 800 atividades para aplicação imediata nas suas aulas. Conheça o guia clicando aqui.

Comprou o guia acima por esse link, só avisar no queroconteudo@gmail.com que você ganha o guia 102 atividades com videos. Por tempo limitado.


Que tal combo com 800 atividades de Educação Física Escolar que vai facilitar sua vida no planejamento das suas aulas. Os 8 guias para aplicação imediata de atividades esportivas e recreação foram elaborados para que ajude o professor em atvidades para as suas aulas. A vantagem desse guia é a sua organização por assuntos, procurando trazer atividades que desenvolvam as capacidades dos seus alunos. E ainda tem 13 bônus para complementar todo esse conteúdo.
Todos os guias foram elaborados por uma professora de Educação Física e é revisado bimestralmente, sempre procurando alinhar as atividades ao cotidiano do (a) professor (a). Tenha atividades para suas aulas com o guia de 800 atividades de Educação Física Escolar
Tenha Ebooks Gratuitos de Educação Física clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.